13 junho 2008

torre cultural da fonte da moura

uma mensão honrosa!? reconheço que não acho que os cartazes merecessem o primeiro prémio, por isso soube bem, muito bem.

ficam os cartazes, e a memória descritiva do concurso Innovative Ideas for Porto Water Tanks.


torre cultural da fonte da moura

O depósito de água da fonte da moura caracteriza-se por um forte e invulgar carácter espacial interior, marcado pela componente estrutural e pela presença da verticalidade. O edifício localiza-se relativamente próximo do Museu de Serralves, num zona maioritariamente habitacional e a poucos metros de um infantário. A conjugação destes factores sugeriu uma intervenção mínima, adaptando a estrutura existente à utilização como centro cultural, procurando estimular um uso diversificado no público e nas actividades.
No exterior, a nova função do edifício é marcada colocação de 3 espelhos na zona mais alta. Abarcando diversas distâncias e interagindo directamente com ‘quem passa’, os espelhos reflectem na multiplicidade de imagens que retribuem o novo propósito atribuído ao edifício, permitindo ainda o alcance de diferentes perspectivas e uma reflexão de si, temas fundamentais na arte e cultura contemporâneas. A eventual necessidade de introdução de elementos de grande dimensão no interior do edifício levou à criação de uma nova porta, ironicamente colocada no mesmo sítio da entrada existente.
No interior a intervenção é mínima. Entende-se que as actividades aqui se poderão desenvolver devem tirar partido da forte potencialidade do espaço, usando-o como um todo. Desta forma, optou-se apenas por um novo revestimento do solo, num material homogéneo e facilmente lavável e pela criação de uma estrutura semelhante às teias teatrais, permitindo a criação de sistemas de iluminação e suporte muito variáveis.
No que diz respeito à parte superior do edifício, assume-se uma utilização mais condicionada e controlável, reservando-o a intervenções artísticas mais específicas, ou actividades que possam tirar partido da vista e altura na sua cobertura.
O projecto para a torre cultural da fonte da moura assume o contexto pré-existente, apostando numa interacção criativa e diversificada, potencializando a realização de todo o género de actividades, para todo o género de pessoas.
Onde antes se distribuía água distribui-se agora cultura.

8º dir
carla pontes . celso carvalho . joão pontes

Nenhum comentário: